Caso você esteja em situação de um pós-operatório, é bem possível que seu médico tenha prescrito a rivaroxabana, com objetivo de prevenir a formação de coágulos de sangue nas suas veias.
Esse conteúdo tem por objetivo compartilhar informações sobre a Rivaroxabana. Continue conosco e aproveite a leitura!
O que é Rivaroxabana?
A rivaroxabana é um anticoagulante, pertence ao grupo de antitrombóticos, que evita que o sangue coagule, inibindo a ação do fator de coagulação Xa, o qual é necessário para formação de coágulos.
Em outras palavras, impede que o sangue se transforme num gel sólido, formando assim o trombo, que pode causar, por exemplo, um AVC, trombose venosa, ou embolia pulmonar, que se não identificado e tratado em tempo, pode resultar no óbito do paciente.
A rivaroxabana, também conhecida como Xarelto®, está disponível sob forma de comprimidos revestidos em cartelas com dosagens de 2,5 mg, 10 mg, 15 mg ou 20 mg, que no momento não há genérico.
Ressaltamos que, o uso deste ou qualquer outro, deve ser sempre orientado por seu médico.
O que é coagulação sanguínea?
A coagulação sanguínea é a transformação do sangue da forma líquida para forma sólida.
Sendo que, em casos de hemorragias, ajuda a reduzir e parar um sangramento, atuando no fechamento dos vasos sanguíneos.
Ao contrário, em situação de formação de coágulos intravasculares, podem acontecer as tromboses arteriais ou venosas, que se não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem levar o paciente a ter complicações, e inclusive a morte.
Então para, que a coagulação ocorra são necessários alguns componentes, veja:
- Plaquetas;
- Vasos sanguíneos;
- Proteínas da coagulação do sangue.
Quais as complicações geradas pelos distúrbios de coagulação?
Quando nosso organismo possui alguma disfunção quanto a capacidade de controlar a formação de coágulos de sangue, é caracterizado um distúrbio de coagulação, que pode ser divididos da seguinte forma:
- Coagulação deficiente: caracterizado por hemorragia;
- Coagulação excessiva: caracterizado pela trombose.
Esses distúrbios são causados quando o organismo não tem capacidade de produzir quantidade suficiente de proteínas, chamadas de fatores de coagulação. Esses fatores de coagulação são sintetizados no fígado, necessitando, por sua vez, de vitamina K.
A deficiência de vitamina K pode ser uma das causas de distúrbio na coagulação, potencializando sangramentos, isso ocorre, porque os níveis de protrombina diminuem.
Dito isso, as complicações geradas pelos distúrbios de coagulação podem ser as hemorragias, formação de trombose de embolismo.
Para que serve a Rivaroxabana?
A rivaroxabana é usada para prevenir e tratar a trombose venosa profunda (TVP), embolia pulmonar (TEP), assim como o acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial coronariana, doença arterial periférica, infarto, arritmia cardíaca.
Ela também pode ser receitada pelo médico especialista antes ou após cirurgias de articulação em joelhos e quadril.
Ainda é indicado que o medicamento seja ingerido em doses fixas junto às refeições, e a dosagem varia conforme a orientação médica.
Quais as contraindicações da Rivaroxabana?
Não deve ser utilizado durante a gravidez ou período de amamentação.
Além disso, pessoas alérgicas à rivaroxabana ou a qualquer outro componente da fórmula, não devem fazer o uso deste medicamento. Pessoas com doença hepática grave, também devem evitar o uso da rivaroxabana.
Ainda menores de 18 anos, pessoas com pressão sanguínea alta e não controlada, pessoas com úlceras ou com problemas nos vasos sanguíneos, não devem utilizá-lo.
Ressaltamos que, o uso deste ou qualquer outro, deve ser sempre orientado por seu médico.
Quais os possíveis efeitos colaterais?
Nenhum medicamento está livre de efeitos colaterais, abordamos aqui alguns dos efeitos relacionados ao uso da Rivaroxabana:
- Dor muscular;
- Dor nos braços e pernas;
- Coceira
- Aumento do risco de sangramento ou hemorragia, percebidos por sintomas como cansaço, palidez, tontura, inchaço repentino, dor de cabeça, dificuldade de respirar ou dor no peito;
- Reações alérgicas graves
Se você faz uso desse medicamento e em algum momento apresentar sintomas como: tosse, dor no peito, dificuldade em respirar, garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, busque imediatamente por atendimento médico.
Na Farma Koerich, você encontra uma variedade de produtos, para manter a sua saúde equilibrada. Temos à disposição também a Rivaroxabana, entre outros medicamentos indicados para o tratamento e prevenção de coágulos sanguíneos.
Conheça nossos produtos, https://blog.farmaciakoerich.com.br/ a melhor farmácia de manipulação on-line.
Aqui na Farma Koerich, trabalhamos com medicamentos manipulados, consulte-nos e avalie nossas opções.