Doenças, desidratação, queimaduras e até mesmo o câncer de pele, aumentam as probabilidades de manchas de pele. Além disso, os riscos da exposição aos raios solares já são bem conhecidos, pois também acarretam as temidas manchas de pele e aceleram o envelhecimento.
Os fatores causadores de manchas na pele vão desde à exposição ao sol sem a devida proteção até as tendências genéticas de cada pessoa. Outro fator causador de manchas de pele é o uso de anticoncepcionais, que pode causar picos hormonais no organismo feminino, estimulando produção ou piora de melasma.
Nesse post, abordaremos sobre os tipos de manchas, cuidados e tratamentos, porém sempre indicamos que você busque por orientação médica, antes do uso de qualquer medicamento. Boa leitura!
Tipos de manchas
Em geral, as manchas de pele são relacionadas a exposição ao sol, alergias a produtos, por exemplo. Mas você sabia que alguns tipos de manchas também podem facilitar o diagnóstico de algumas doenças? Sim, é verdade, isso ocorre porque cada tipo de mancha possui uma origem especifica. Assim como existem vários tipos de manchas de pele, a diversificação em termos de tratamento também é grande.
A medicina evoluiu muito nos últimos anos, favorecendo o uso de ótimos produtos em casa, a famosa rotina Skincare, assim como os tratamentos oferecidos em centros estéticos, clínicas dermatológicas.
Abaixo relacionamos alguns tipos de manchas de pele, assim como cuidados e tratamento. Acompanhe:
Melasma
Está entre os maiores inimigos da estética feminina, normalmente essa mancha é castanha ou marron, irregular e costuma parecer na maça do rosto e abaixo do nariz. O excesso de sol somado ao uso de anticoncepcionais é uma das principais causas. Além disso, a gestação também pode ser uma das causas de aparecimento de melasma.
Tratamento: use diariamente filtro solar e clareadores tópicos, sempre sob orientações de um dermatologista.
Melanoma
Em fase inicial pode se manifestar como uma pinta escura ou várias cores e bordas irregulares, ela pode alterar, crescer e também sangrar. É de extrema importância que, ao detectar algo parecido com a descrição, você busque orientação médica. Existem tipos de melanomas que são malignos.
No Brasil a incidência de câncer de pele é comum, corresponde a 30% de todos os tumores malignos apontados no país. Quando o câncer é detectado no início, tem altas probabilidades de cura.
Cuidados: sempre usar protetor solar de alto fator de proteção, usar chapéu ou boné, e roupas que protegem dos raios UVA e UVB. Quando detectado um melanoma maligno, dependendo do estágio, para o tratamento podem ser utilizadas: cirurgias, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.
Pano Branco
O pano branco é uma mancha de pele, que geralmente ocorre na região das costas, com diferentes cores (branco, castanho, vermelho). É mais comum no verão, em função do calor e do aumento da oleosidade da pele.
Tratamento: medicamentos aplicados na pele geralmente resolvem o problema, lembrando, sempre com orientação médica.
Acne
“Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne atinge 56,4% da população adulta”. Já em meio aos adolescentes esse índice aumenta para 90%.
O aumento da oleosidade da pele somado ao surgimento de cravos e espinhas, que após o processo de inflamação podem gerar as temidas manchas e cicatrizes permanentes.
Tratamento: para casos leves os tratamentos tópicos podem resolver, porém, para casos mais graves orienta-se a busca por auxílio de dermatologistas.
Sardas
O aparecimento das sardas se dá após os três anos de idade. O aumento localizado da melanina na pele é a causa das sardas aparecerem. Essas pintinhas podem se manifestar no rosto, colo e pescoço, e a causa principal é o excesso de sol e quem mais sofre, são as pessoas de pele clara.
Cuidados: sempre que se expor ao sol, é necessário o uso de proteção solar. E se puder evitar a exposição ao sol, evite, pelo menos em horários onde a incidência dos raios solares é mais forte.
Como evitar e combater manchas de pele?
Para combater e evitar as manchas na pele você deve incluir cuidados básicos em sua rotina. Por isso, frisamos que quanto mais cedo os hábitos de cuidar da pele, são inclusos em sua rotina, melhores os resultados. Os cuidados com a pele, ajudam você no combate às manchas de pele e diminuem o impacto do envelhecimento precoce.
Para ajudar você, separamos algumas dicas, veja abaixo:
Se Joga no protetor solar!
O filtro solar para ser eficiente precisa ter proteção UVA e UVB. É preciso aplicar o produto 30 minutos antes de se expor ao sol, e, ainda reaplicar o produto a cada 2 horas
Use chapéu!
O sol tem mais potência no verão o que favorece a produção de melanina na pele. Nessas horas o chapéu é um dos acessórios que pode funcionar como barreira de proteção da exposição em excesso.
Use guarda-sol!
Ficar embaixo do guarda-sol também pode funcionar como proteção do contato direto com os raios solares.
Tenha uma rotina de Skincare!
Cuide da sua pele diariamente com produtos de qualidade que vão desde a limpeza, hidratação, uso de clareador e protetor solar.
Os cuidados com a pele ajudam a retardar o processo de envelhecimento, e isso inclui desde a atenção com exposição ao sol até os produtos escolhidos para uso diário.
A Farmácia Koerich dispõem de produtos para sua rotina skincare, protetores solares, clareadores de manchas, conheça mais sobre nós.
Conheça nossos produtos: https://blog.farmaciakoerich.com.br/